top of page

Metropol Parasol, um marco da arquitetura moderna na Espanha

  • Carib Serviços Técnicos
  • 2 de abr. de 2016
  • 4 min de leitura

O projeto do Metropol Parasol surgiu da necessidade de revitalizar a Plaza de La Encarnación, localizada no centro de Sevilha, uma das principais cidades espanholas. No seu terreno existiam um convento e um antigo mercado público, ambos demolidos em 1983, deixando assim a área abandonada. Em 2004, visando selecionar ideias e projetos para remodelação e revitalização do local, a prefeitura da cidade realizou um concurso público.

O arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann venceu o concurso com seu projeto arquitetônico Metropol Parasol, cuja construção iniciou-se em 2005 e foi concluída em 2012. O Metropol Parasol é popularmente conhecido como Las Setas de La Encarnación (“Os cogumelos da Encarnación”), porque a combinação de seus pilares com a estrutura da construção lembram a forma de cogumelos.

  • Relação Arquitetura x Espaço Público:

O projeto de forma genial transforma um espaço degradado da cidade, inutilizado, transformando numa grande praça pública. A arquitetura É espaço público.Além de ter um efeito espacial transformador para a cidade, ainda é um marco na cidade, visto que é a maior construção de madeira do mundo.

O arquiteto alemão deu vida a essa área, dando usos diversos a ela. O piso subterrâneo contém o Museu Antiquarium, onde há vestígios arqueológicos romanos e árabes em exibição. No piso térreo há o mercado central. Os superiores são terraços panorâmicos, sendo que num deles há um belo restaurante com excelente vista para o centro de Sevilha. Essa diversidade de usos sem dúvida nenhuma contribui não só para a ocupação da área como para a valorização da mesma.

[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" style='width:423pt; height:281.25pt' filled="t"> <v:fill color2="black"></v:fill> <v:imagedata src="file:///C:\Users\Rodolfo\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg" o:title=""></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif][if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" style='width:423pt; height:281.25pt' filled="t"> <v:fill color2="black"></v:fill> <v:imagedata src="file:///C:\Users\Rodolfo\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.jpg" o:title=""></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]Mesmo sendo uma arquitetura monumental, o Metropol Parasol não agride o entorno imediato. Muito pelo contrário, as “colméias” formadas pela cobertura hamonizam com a ritmicidade das fachadas dos prédios ao redor.

Apesar de tudo isso, o projeto gera muita polêmica, visto que é uma arquitetura notoriamente contemporânea, com traçados orgânicos, bem no meio do centro histórico da cidade. Contudo, a forma como a volumetria dessa construção foi abordada não agride a paisagem do local. A praça elevada responde à demanda de um grande ponto de encontro multifuncional no Centro Histórico.

  • Concepção:

Tendo como conceito a criação de um grande guarda sol metropolitano – daí o nome Metropol Parasol – o arquiteto se inspirou nas cúpulas da catedral de Sevilla e na arborização (Ficus spec.) da vizinha Plaza del Cristo de Burgos.

Após a demolição do convento e do antigo mercado público, que já foi o maior da Espanha, essa área logo se tornou ineficaz. Com o tempo e sem qualquer atrativo a área se transformou num mero estacionamento. A ideia de reconstruir no local um mercado municipal passou a ser constante nos planos da cidade.

Os seis cogumelos trazem para a praça não apenas sombra, mas também novos usos e atrativos. Toda a estrutura de uso já vista, com o Mercado Municipal com lojas e lanchonetes no térreo, mirantes nos níveis superiores e restaurante, foi planejada pelo arquiteto. Contudo, o subsolo era pra ser um estacionamento, mas com as escavações para a sua construção veio à tona a antiga urbe romana Hispalis, com ruínas de edificações e vielas e belos mosaicos que estavam sob as ruínas do convento.

  • Estrutura:

O Metropol Parasol é formado por uma estrutura de madeira com treliças ortogonais de 1,5 x 1,5 m, com 150m de comprimento, 75m de largura e 28m de altura. Esta megaestrutura é ancorada por seis troncos, com bases de concreto aparente, onde se encontram os elevadores e escadas que dão acesso aos outros níveis.

Nas seis colunas e no corpo dos cogumelos, foram utilizados cerca de 3.000 metros cúbicos madeira de abeto laminado, fixados com suportes de aço e unidos com um adesivo de alto desempenho, o que torna esta estrutura a maior estrutura de madeira do mundo, e a única mantida por adesivo. Como medida de proteção contra as intempéries, todos os elementos foram revestidos com uma camada de poliuretano de cor creme, o que confere a esta gigante treliça um aspecto de continuidade e uniformidade, como se fosse feita de um único material.

 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

                                                                                                                                                                                                                 Siga-nos nas redes sociais

Telefones: (21) 97200-2944

 

© 2016 por CARIB SERVIÇOS TÉCNICOS

  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Pinterest Social Icon
bottom of page